Sabemos que nos tempos atuais para preservar a saúde de todas as pessoas, o melhor a fazer é evitar saídas desnecessárias. Portanto é importante a conscientização de todos, e neste sentido o trabalho remoto em Home Office é uma alternativa para mantermos, dentro do possível, a normalidade no atendimento aos nossos clientes ao mesmo tempo que preservamos a saúde nossa equipe.

Entretando no que pese a necessidade de colocarmos a equipe em home office, acabamos por enfrentar alguns desafios para garantir a normalidade do atendimento aos clientes que normalmente interagem com nossa empresa via telefone.

Se por uma lado o acesso aos sistemas corporativos pode ser feito via notebooks ou desktops remotamente o mesmo não acontece com o seu ramal telefonico.

Felizmente para as empresas que dispõem de centrais telefonicas IP ou PBXIP este desafio é relativamente fácil de ser atendido.

Para tanto é importante que sejam feitos os seguintes passos (em conjunto com o seu fornecedor do PBXIP). O registro  de ramais externos com acesso via internet  pode ser feito de três maneiras distintas:

Sem VPN

Neste caso teremos das alternativas:

  1. O PBXIP  ter um IP público;
  2. Ter um NAT no firewall da empresa direcionando para o PBXIP.

Em ambos os casos só é aberta a porta 5060 (Porta SIP), utilizada para o registro SIP dos ramais e assim mantendo uma maior segurança.

Atenção

Além disso é importante que sejam adotadas senhas seguras para os ramais criados para acesso externo.

Com VPN 

Instalando uma VPN  configurada para ter acesso ao IP interno d PBXIP, assim, funcionando como se estivesse dentro da rede local da empresa.

Quanto ao softphone a ser utilizado

Existem vários softphones que podem ser utilizados. Normalmente utilizo o Zoiper por dispor de versões para Android e IOS.

https://www.zoiper.com/en/products/zoiper2

Mas é uma escolha pessoal. Fique a vontade para adotar o que julgar mais apropriado.

Espero que tenha ajudado.

Se tiver alguma dúvida, ou se ainda não tiver uma central IP em sua empresa, entre em contato conosco pelo email info@propus.com.br que teremos prazer em ajudar.

Acreditamos que se todos fizermos nossa parte dentro do possível, sairemos dessa o quanto antes e mais fortes como sociedade.

Cuidem-se!

Para informações de saúde sobre o novo coronavírus, procure fontes seguras:

https://coronavirus.saude.gov.br/

Share This