By Marcelo Terres

Na Propus fazemos uso diário da integração de nosso servidor XMPP com o Asterisk.
Envio e recebimento de SMS, identificação de chamadas e integração com Google Talk são alguns dos recursos que desenvolvemos e testamos em nosso laboratório. Sempre que posso procuro pesquisar e desenvolver novas ideias para expandir esta integração, pois XMPP e VoIP (em especial Openfire e Asterisk) são duas tecnologias com as quais gosto muito de trabalhar.
Como faço uso destas tecnologias diariamente, nada mais natural do que pensar em utilizar o XMPP para realizar tarefas cotidianas no Asterisk ou até mesmo obter informações do sistema e de seus recursos.
Resolvi então pesquisar mais sobre esta interação e encontrei um blog muito interessante que acabou por me levar a um bot xmpp integrado com Asterisk que vai ao encontro de minhas ideias.
O bot, desenvolvido em perl, faz uso da AMI e da biblioteca Asterisk::AMI para monitorar os eventos do manager do Asterisk e interagir com o sistema.
Baixei o script e após testá-lo acabei modificando-o e adaptando-o para atender as minhas necessidades, mas “minha” versão ainda está engatinhando, pois ainda existem muitos recursos que podem ser disponibilizados (e alguns mais que estão em construção).
Comando de ajuda implementado pelo script
Compartilho aqui a minha versão do script para que outros possam utilizá-lo e até mesmo estendê-lo e melhorá-lo.
Espero que o mesmo seja útil e que novas versões sejam também compartilhadas nos comentários deste post.
Até mais!

Source: http://www.mundoopensource.com.br/utilizando-xmpp-para-interagir-com-asterisk/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=utilizando-xmpp-para-interagir-com-asterisk

Share This