O campo da saúde é uma área heterogênea que envolve muitos atores com interesses ora sintônicos ora antagônicos e oferece muitas oportunidades para aplicação das disciplinas do Big Data.

Em primeiro lugar, quais são os atores e como podemos agrupá-los para estudar que oportunidades existem e podem ser oferecidas? A seguir um esboço que não pretende ser completo. Nos demais artigos dessa série explorarei cada um deles.

  • Provedores: são os que entregam diretamente os serviços de saúde, como hospitais e clínicas. Esse grupo está mais interessado no gerenciamento da saúde e da entrega de seus serviços e são mais parecidos com entidades de administração, preocupados com a gestão dos custos e a manutenção da qualidade. Duas subpopulações são facilmente identificáveis:

    • Administração: são os que gerenciam as contas, compras, relacionamento com pagadores, etc

    • Gerenciamento Assistencial: são os que cuidam para que os clientes tenham suas necessidades atendidas e estão interessados no fluxo de atendimento e na otimização dos processos intra e interdepartamentais

  • Força de trabalho: são os que trabalham na “última milha”, responsáveis pela prestação do serviço, tais como médicos, laboratoristas, técnicos de enfermagem ou de radiologia, etc

  • Pesquisadores: são os que consomem dados coletados pela força de trabalho para gerar estudos científicos e econômicos.

  • Pagadores: são os que pagam pelos serviços de saúde, em última análise, no Brasil, convênios e seguros saúde ou as diversas esferas governamentais. Uma parcela menor de pagadores são os próprios pacientes e são um caso particular do próximo grupo.

  • Clientes: são os que recebem os serviços de saúde, os pacientes. Como escrito acima, alguns desse grupo também são pagadores, mas a regra geral é que são clientes não diretamente pagantes (possuidores de seguro-saúde ou pacientes do SUS).

Tendo esses atores em vista, quais são as oportunidades de aplicação das disciplinas de Big Data para cada um deles ou conjunto deles? Vamos analisar isso em detalhes nos próximos posts.

Share This