Joe Drumgoole é developer advocate para Europa, Oriente Médio e África na MongoDB. Empreendedor com 25 anos de experiência, já fundou 3 startups de software e é palestrante regular em conferências técnicas pelo mundo. No dia 5 de maio, Joe ministrará a série de webinars “Back to Basics” oferecido pelo site oficial da MongoDB. O objetivo da série é fornecer uma introdução geral do MongoDB para profissionais novos no NoSQL e interessados em desenvolver conhecimentos neste poderoso banco de dados de código aberto.

Dividido em 6 partes, a série começa com o básico do NoSQL para construção e implementação de uma primeira aplicação em MongoDB. Claro que os interessados devem ter uma formação técnica e pelo menos uma compreensão básica da tecnologia de banco de dados relacional.

Abaixo, um prospecto do programa de cada webinar, e o link para inscrição:

Webinar 1: Introdução ao NoSQL

A série começa com uma visão geral do NoSQL e por que este banco de dados deve ser considerado. Serão apresentadas as diferenças entre os principais tipos de bancos de dados NoSQL – armazenamentos de documentos, armazenamentos colunares e armazenamentos chave-valor.

Webinar 2: Sua primeira aplicação MongoDB

Em seguida, serão explorados os detalhes de como construir um aplicativo no MongoDB. Abordaremos os tipos de entidades trabalhadas em um banco de dados de documentos, como construir aplicativos baseados em documentos e como gerenciar o desempenho, incluindo a função dos índices.


Webinar 3: Schema Design: pensando em documentos

Na terceira parte da série, serão aprofundados os desafios do schema design; como mapear o esquema relacional no MongoDB e como otimizar o schema design para leituras e gravações. Por fim, será analisado um recurso interessante e original do MongoDB: a validação de documentos.

Webinar 4: Indexação avançada, index geoespacial e de texto

Uma das propostas de chave-valor do MongoDB é a sua biblioteca avançada de técnicas de indexação. Neste webinar, são destacados como ajustar a indexação no MongoDB. Em seguida, são analisados os index de texto que permitem a pesquisa livre dentro dos campos no banco de dados, e as capacidades geoespaciais que permitem a pesquisa com base no local.

Webinar 5: Introdução ao Aggregation Framework

O Aggregation Framework é uma das mais poderosas ferramentas analíticas disponíveis no MongoDB. Na quinta parte da série será explorado como criar um pipeline de operações para remodelar e transformar os dados e aplicar uma série de funções analíticas e de cálculo e produzir um índice de resultados de todo um conjunto de dados.


Webinar 6: Deploy na produção

Na parte final da série será explicado como criar um ambiente de produção estável. O participante irá aprender como criar implementações de produção no MongoDB que possam sobreviver a diferentes cenários de falha. E também como criar um cluster escalonável que possa lidar com qualquer aumento de workload em produção. Também serão apresentadas algumas ferramentas de implementação de produção que podem ser usadas para automatizar o gerenciamento e deploy.

A MongoDB University oferece um programa de treinamento extensivo sobre o banco de dados. Todo o conteúdo ofertado está no idioma inglês, contudo, incluindo os webinars. Se o seu objetivo étirar dúvidas específicas e aprofundar seus conhecimentos em um treinamento presencial e 100% prático com um consultor especialista em MongoDB, convidamos a conhecer o programa do curso oferecido pela Propus: http://www.eventick.com.br/curso-mongodb

Fonte: MongoDB

Share This